Um projeto pioneiro desenvolvido pela equipe de Estratégia da Família ESF Planalto, do bairro Planalto, tem trazido benefícios significativos à vida dos pacientes atendidos. A iniciativa, que abrange a criação de caixinhas de remédios recicladas e personalizadas para idosos, confecção de Espaçadores inalatórios descartáveis recicláveis para adultos e crianças, e orientações sobre temas relevantes de saúde na sala de espera, tem impactado positivamente a adesão aos tratamentos e a conscientização sobre doenças na comunidade.
O projeto surgiu na equipe do ESF Planalto, quando a farmacêutica Loreta Dias, juntamente com Estagiários graduandos de farmácia, identificaram algumas questões importantes relacionadas à administração de medicamentos por parte dos pacientes. Observou-se que muitos idosos e pessoas que moram sozinhas enfrentavam dificuldades para lembrar-se da hora e/ou dose correta dos medicamentos prescritos. Além disso, o uso inadequado dos medicamentos aerossóis inalatórios também foi notado em alguns pacientes adultos e crianças.
Para solucionar esses problemas e proporcionar uma assistência mais eficiente, foi desenvolvida a caixinha de remédios personalizada. Com divisórias que facilitam a separação dos medicamentos e uma tabela com figuras indicando os horários corretos de uso (manhã, tarde e noite), a caixinha tem sido uma ferramenta valiosa para garantir a correta adesão ao tratamento. As entregas são feitas de acordo com a necessidade identificada pela equipe da unidade, priorizando pacientes com dificuldade de leitura, como idosos e aqueles que não contam com apoio familiar para auxiliar na administração dos medicamentos.
Outro aspecto importante do projeto é a confecção de Espaçadores inalatórios descartáveis recicláveis. Esses dispositivos são utilizados para aumentar a efetividade e segurança do tratamento com medicamentos aerossóis, como sprays ou “bombinhas”. Tanto adultos quanto crianças têm se beneficiado com essa abordagem, garantindo uma melhor utilização dos medicamentos e, consequentemente, um controle mais eficaz das doenças respiratórias.
Além das intervenções diretas junto aos pacientes, o projeto também abrange ações educativas realizadas na sala de espera do ESF. Semanalmente, os profissionais de saúde e estagiários de farmácia promovem orientações sobre temas relevantes de saúde para a comunidade em geral. Já foram abordados temas como DSTs, Hepatites Virais, Câncer do colo do Útero, Febre Maculosa, Tuberculose, Bronquiolite e Aleitamento, proporcionando um espaço de informação e conscientização para os moradores.
A iniciativa tem sido amplamente reconhecida pela comunidade e pelos pacientes atendidos no ESF Planalto. O comprometimento da equipe de saúde e a parceria com a farmacêutica preceptora Solange Decarli, da Universidade Anhanguera Polo de Chapadão do Sul, têm sido fundamentais para o sucesso do projeto. O trabalho conjunto e a busca constante por aprimoramento demonstram o compromisso da equipe em oferecer um atendimento de qualidade e contribuir para a melhoria da saúde e bem-estar da população local.
Com o sucesso alcançado no ESF Planalto, espera-se que projetos semelhantes possam ser replicados em outras unidades de saúde, beneficiando ainda mais pacientes e fortalecendo o vínculo entre a comunidade e os profissionais de saúde.