Após visita na área de descarte irregular de lixo no final da Avenida Mato Grosso do Sul, o prefeito em exercício Dr. João Buzoli solicitou uma solução para o problema.
A questão foi debatida pelo prefeito junto com o Secretário de Governo Felipe Batista e o Secretário de Obras Ivanor Zorzo, que chegaram no consenso pela instalação de um ecoponto e como deveria ser seu funcionamento.
A proposta do projeto foi elaborada pelo próprio Secretário de Governo que é Arquiteto e Urbanista.
O projeto prevê uma área cercada, guarita para um orientador e baías de descarte de entulhos, galhadas e volumosos, com tamanho de uma carga de carreta e recolhimento com pá carregadeira.
O ecoponto também terá local para descarte de recicláveis e móveis usados que serão destinados ao galpão solidário para reforma e doação.
“Quando fui secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente -Sedema, implantamos os ecopontos num modelo piloto de baixo custo para testar a ideia. A área era aberta e com caçambas pequenas que enchiam rapidamente”.
“Com nossa experiência, o formato agora proposto otimiza o funcionamento e recolhimento dos materiais descartados. O orientador é fundamental para o bom funcionamento e organização do local.
A implantação do ecoponto vai regularizar o descarte e recuperar aquela área que é constantemente degradada”. Comentou o Secretário de Governo Felipe Batista
Para o prefeito em exercício Dr. João Buzoli, é fundamental a população participar das tomadas de decisões do executivo.
“Nosso papel é propor soluções, mas quem mais sabe o que é prioridade de investimento é o cidadão. Precisamos ser acertivos com o dinheiro público” Disse.
Vale lembrar que o executivo iniciou nessa segunda, 29, a semana da gestão participativa, onde o cidadão pode dar sua sugestão através da ouvidoria para esse e outros projetos para termos uma cidade melhor e mais linda.