Na última quarta-feira, 15, a Secretaria Municipal de
Finanças juntamente com a Secretaria de Administração, reuniram-se com as
equipes dos setores de compras e servidores das Secretarias de Saúde, Educação,
Assistência Social e Almoxarifado, a fim de discutir e alinhar os procedimentos
relacionados à correta Classificação Contábil.
O evento foi palestrado pelo Contador Denir Marcelino de
Paula, que explicou detalhadamente cada item da classificação das fichas de
despesa e suas particularidades, além disso, o Diretor do Setor de
Almoxarifado, Gustavo Flesch Werneck Passos juntamente com a Contadora Paula
Souza Lara explanaram sobre a diferenciação dos bens patrimoniais e bens de
consumo, contando também com a presença do Contador Jorge Michael Monteiro da
Silva.
Durante o bate-papo foram discutidos assuntos como os
cuidados a serem tomados com os pedidos de compra com foco num melhor
planejamento dos setores, evitando que os processos resultem em reconhecimento
de dívida. Os participantes também foram orientados sobre os parâmetros
excludentes da portaria 448/2002 do STN e MCASP.
O secretário de finanças e planejamento ressaltou a importância
da reunião. “O evento foi de grande importância para as equipes
envolvidas, pois são elas que determinam a origem e destinação dos bens
adquiridos assim como sua correta classificação contábil, a qual maximiza o
processo de execução da despesa evitando autuações por parte dos órgãos
fiscalizadores.” Disse.
A contadora Paula Lara pontuou o quão importante é o
aprendizado para o aprimoramento do trabalho realizado pelas equipes.
“Participar dessas rodas de conversa é extremamente válido para o alinhamento
das ideias onde compartilhar as informações só aprimora o nível de trabalho
executado. Continuemos investindo em conhecimento e desenvolvimento pessoal,
profissional e de novas habilidades, pois é assim que se faz a diferença em
qualquer função.” Disse Paula Souza Lara.