Chapadão do Sul está presente na 18ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, SNCT, realizada pela Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI, sendo o único município representante do Mato Grosso do Sul. O evento conta com a colaboração e participação de secretarias estaduais e municipais, entidades afiliadas e Universidades Federais de todo Brasil, entre elas, Chapadão do Sul.
Chapadão do Sul foi convidado pelo MCTI, após promover a 1ª Feira Municipal de Ciências e Tecnologia em nosso município, que ocorreu entre os dias 20 a 22 de outubro, onde alunos da Rede Municipal de Ensino apresentaram projetos desde a arte rupestre ao uso de prótese 3D na medicina.
A representante sul-chapadense em Brasília é professora e idealizadora da Feira Municipal Sandra Regiane Rodrigues Pereira. Além de expor aos participantes sobre as ações desenvolvidas na Feira de nosso município, a sul-chapadense também aproveitara a oportunidade para visitar outros espaços a absorver ideias e novos projetos para as próximas Feiras Municipal de Ciências e Tecnologias que acontecerão em Chapadão do Sul, tendo em vista a aprovação do projeto no CNPq.
O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, e o secretário de Educação, Guerino Perius, que aceitaram o desafio e foram grandes incentivadores da 1ª Feira Municipal de Ciências e Tecnologias parabenizam a equipe de Chapadão do Sul pelo esforço e dedicação em representar o município em um evento tão grandioso, e confirmam o compromisso de fomentar ainda mais a ciência em Chapadão do Sul.
O Executivo Municipal agradece a UFMS, Governo do Estado,
Grupo Arandú, através do coordenador Dr. Ivo Leite Filho e demais parceiros pelo apoio na Feira Municipal e novamente à
UFMS que acolheu Chapadão do Sul em seu Stand na SNCT, em nome da Drª. Lia
Bambrilla, coordenadora da popularização da ciência e tecnologia da UFMS.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004 e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.
Após 17 edições, a SNCT tornou-se significativa Política de Estado, que permite debater, estimular e realizar atividades de popularização da CT&I e desenvolver a cultura científica nas escolas, universidades, comunidades, museus, instituições científico-culturais e locais públicos, em todo o Brasil.
São realizadas, por meio da SNCT, diversas ações de divulgação científica como tendas da Ciência em praças públicas, dias de portas abertas, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, visitas técnicas, debates, ida de cientistas às escolas, distribuição de cartilhas e livros, exibição de vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios e TVs, dentre outros.