O Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato
Grosso do Sul (Fundersul) aplicou, em 2019, R$ 481.840.538,92 em obras de
infraestrutura e serviços em todo o Estado. Do total de recursos aplicados, a
maior parte (48%) foi destinada à restauração, conservação e manutenção de
rodovias.
Restauração com obras de drenagem recebeu 15% do valor do
fundo, a implantação e pavimentação de
rodovias ficou com 24% do montante, e 7%
do recurso foi aplicado na reforma e manutenção de pontes. Os outros 6%
restantes foram investidos em contrapartidas, apoio técnico para fiscalização e
controle de qualidade, projetos executivos, manutenção de equipamentos e
equipes de trabalho. O Fundo ainda encaminhou R$ 176.954.680,30 aos municípios
de Mato Grosso do Sul. Se somado os valores – de investimento e repasse ao
municípios-, o montante ultrapassa R$
658 milhões.
O balanço de destinação dos recursos foi apresentado na
manhã dessa terça-feira (28.01), para o Conselho de Administração do Fundersul.
Conforme os dados, o Governo do Estado tem priorizado os investimentos na
manutenção da infraestrutura rodoviária, garantindo trafegabilidade em qualquer
época do ano e, principalmente, o escoamento da produção de matéria prima e
industrializados – de acordo com principal objetivo do fundo.
“Atuamos com frentes
prioritárias e que estão dentro das diretrizes daquilo que o Estado prioriza
para a competitividade econômica. E foi assim que mantivemos a destinação dos
recursos”, destacou o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Murilo
Zauith.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo
Riedel, afirmou que grande parte dos
recursos são aplicados em manutenção e pavimentação, além da infraestrutura
urbana. “O Fundersul é direcionado
para infraestrutura rodoviária, então
temos um volume muito importante de recursos aplicados na manutenção das
estradas estaduais, um volume importante aplicado na pavimentação de
rodovias, além do recurso destinado à
infraestrutura urbana. No Conselho detalhamos os valores de cada um dos
investimentos, discute-se o direcionamento e aprovamos a prestação de contas do
plano de aplicação do Fundersul”, explicou.
Segundo Riedel, a
manutenção é o que demanda mais investimento, já que são mais de 8 mil
quilômetros de estrada. “Precisamos estar permanentemente trabalhando para
manter as rodovias em condições de tráfego, em função das safras, em função do
movimento econômico do Estado. E ao mesmo tempo vamos pavimentando para poder
melhorar a performance de toda a estrutura logística. O balanço foi positivo. O
Fundersul cumpre um papel fundamental na aplicação de recurso para
infraestrutura”, disse o secretário.
Dentre as obras que receberam recursos do Fundo, estão
projetos em execução e outros já concluídos e entregues à população. Nessa
lista destacam-se a pavimentação de 42 km da MS-379 (Laguna Carapã);
pavimentação e drenagem de 32 km da MS 223 (trecho de Costa Rica a Figueirão);
implantação e pavimentação de 18 km da MS-450 (Aquidauana – trecho Palmeiras/
Piraputanga/ Camisão); pavimentação da MS-258 (Sidrolândia), implantação e
pavimentação da MS-339, em Bodoquena (Serra das Três Cruzes), implantação e
encascalhamento de 65 km das MS-228 e MS-423, em Corumbá, além de importantes
pontes como Rio dos Velhos e Vacadiga.
“O Fundersul é a principal fonte de arrecadação para
investimento na infraestrutura do nosso Estado, por isso ele é essencial”,
afirmou o superintendente de Planejamento e Gestão de Obras Públicas da
Seinfra, Paulo Cesar Limão Montilha.
Para o próximo ano, Riedel salienta que as prioridades
seguirão as diretrizes já trabalhadas no Fundersul. “A prioridade é
pavimentação, pontes de concreto. Vamos manter a diretriz em cima daquilo que o
Estado entende como prioritário para gerar maior competitividade para o setor
produtivo. Temos três portos sendo construídos em Porto Murtinho, temos um eixo
logístico sendo direcionado, do ponto de vista de grãos, para aquela região e
temos uma região de desenvolvimento de formação de proteína animal (frango e
suíno). Tudo isso tem que ser levado em consideração, e é técnico, para que a
gente gere maior competitividade no setor produtivo. E ao mesmo tempo temos o desafio
de cuidar da manutenção dessas estradas estaduais”, disse o secretário Riedel.
A análise técnica e parecer da Prestação de Contas
referentes às obras e serviços executados em 2019 com recursos do Fundo ainda
será entregue ao governador e na sequência encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação.
Sobre o Fundersul
Criado pela Lei 1.963, de 11 de junho de 1999, o Fundo de
Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) tem
como objetivo melhorar a infraestrutura rodoviária do Estado e municípios.
*ms.gov.br