Servidores municipais do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Esporte de Chapadão do Sul participaram na última terça-feira, 25, do 1º Encontro Estadual de Regentes e Maestros de Bandas e Fanfarras de MS, em Campo Grande.
O objetivo do Encontro é qualificar ainda mais esta importante categoria do estado, através de ensinamentos e também na troca de informações entre os regentes, maestros e diretores de cultura das diferentes cidades do Mato Grosso do Sul.
Representando o município estiveram: diretora de Cultura Joelita Martins, maestro da Banda Municipal Wanderlan Ferreira, professor Daniel Delgado e o estagiário Weuler.
Para o maestro da Banda Municipal Wanderlan Ferreira a ação é muito motivadora pois vem de encontro com a valorização que também ocorre pelo Executivo Municipal. “Fico feliz em ver que tanto a Prefeitura de Chapadão do Sul através da Secretaria de Cultura e Esporte quanto o Governo do MS estão cada vez mais valorizando as Bandas e Fanfarras, estimulando que cada vez mais os jovens participem dessa grandiosa cultura que são as Bandas e Fanfarras”, finaliza.
O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, Antonio Marcos Bezerra, mencionou que o encontro era um sonho antigo da instituição e a parceria foi salutar, “agora que estamos aqui iremos prosseguir até o objetivo final e construir outras ramificações, para que possamos, cada vez mais, galgar espaços e qualificações para os regentes e maestros de bandas e fanfarras de nosso Estado”, conclui.
Palestras
Os regentes e maestros de MS iniciaram formação com apresentação cultural do Quinteto de Jazz da SECTUR, na sequência tiveram oficina intitulada “Caminhos do Som na Percussão”, com técnica de execução e ensino dos instrumentos brasileiros, bem como conhecimento básico da leitura rítmica e trabalho com variedades de ritmos, ministrado pelo musico, Sidilan Oliveira, spalla do naipe de percussão da Banda Municipal de Campo Grande, MS (Banda de música maestro Ulisses Conceição), professor de percussão do Projeto Educando com Música do Instituto Manoel Bonifácio.
O Evento foi finalizado com palestra, ministrada pelo professor em Música-Regência, Jorge Augusto Mendes Geraldo, Doutorado (2019) e Mestrado (2014), saxofonista e clarinetista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra Filarmônica de Rio Claro, Orquestra Sinfônica de Araras, Orquestra Sinfônica da Unicamp, PiraJazz Experimental Big Band, entre outras. A palestra tem enfoque sobre “Aspectos Técnicos do Gestual Básico de Regência”, com proposta de revisar os conceitos básicos da formação do gestual utilizado na atividade de regência, levando em consideração as necessidades dos conjuntos musicais e a melhor eficiência da atividade corporal do regente.