A Equipe da Capitania Fluvial do Pantanal (CFPN) – órgão responsável pela navegação nos rios de Mato Grosso do Sul – está esta semana em Chapadão do Sul realizando orientações, vistorias de embarcações e atendimento à população sul-chapadense. A equipe ficará até o dia 04 de junho no município.
Serão realizadas abordagens, atendimentos ao público, dentre inscrições de embarcações, transferências de propriedade e de jurisdição, renovações de Arrais Amador e Carteira de Inscrição e Registro (CIR), além de notificações por irregularidades.
As ações fazem parte da Operação Navegue com Segurança no Pantanal, explica o suboficial Queiroz, supervisor do Tráfego Aquaviário da Capitania Fluvial do Pantanal.
O atendimento ao público será realizado na sala de treinamento na rodoviária de chapadão , já as ações de fiscalização ocorreram no rio sucuriú, onde será distribuídas cartilhas sobre segurança na navegação. A ação tem apoio da Prefeitura de chapadão e do 7° Subgrupamento Corpo de Bombeiros, onde os militares se encontram alojados.
O objetivo da Capitania Fluvial do Pantanal, é a segurança da navegacao, a salva guarda da vida humana e a prevenção da poluição ambiental. "Orientarenos as pessoas mas também se nessessario for as notificamos, pois algumas pessoas não sabem ou persistem em utilizar embarcações motorizadas sem estarem habilitados ou sem o colete salva-vidas devidamente ajustado ao corpo, e sem a embarcação estar devidamente registrada na Capitania".
"Algumas pessoas confundem o registro da embarcação com a nota fiscal de compra. Não é isso. A embarcação precisa estar registrada e o condutor devidamente habilitado pela Marinha do Brasil. Nas embarcações motorizadas as pessoas devem estar com colete ajustado ao corpo e com o dispositivo de segurança (STOP) preso ao corpo, alerta ele.
Os interessados em obter mais informações para regularizar a situação deve entrar em contato pelo fone 3231-6444 Ou pelo site www.dpc.mar.mil.br ou www.marinha.mil.br/cfpn e se informar.