Encerrou-se na última terça-feira, 21, a segunda oficina do “Projeto Vida de Marias”, realizado pelo CRAS Cerrado, com mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e em Acompanhamento no Serviço de Proteção Social Básica – PAIF. Este foi o quarto grupo concluído desde o segundo semestre do ano de 2017.
Devido ao grande sucesso nos resultados alcançados e nível de satisfação das participantes, o Projeto pretende ser mantido anualmente, por se tratar se de uma experiência que está alcançando resultados riquíssimos no que refere-se ao processo de reflexão da realidade, diálogos que favorecem o desenvolvimento interpessoal, troca de experiências e valores, estratégias de avanços face aos desafios da vida cotidiana, bem como superação de situações de vulnerabilidades biopsicossociais.
Como todos os grupos anteriores, este também se destacou em sua singularidade, se tratando do encontro que se refere a produção e manutenção dos registros pessoais nos diários de cada “MARIA” integrante da oficina. Destacamos que neste grupo, este objetivo foi alcançado com “louvor” por uma mulher em especial, a qual apresentou seus manuscritos neste encontro de encerramento.
O evento também contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, com participação da diretora de Cultura Joélita Martins. A participação da Secretaria abrilhantou a tarde com a apresentação musical, Voz e Violão – música Romaria (Autor: Renato Teixeira) interpretada pela Professora de Música Janaína Apis, acompanhada da aluna Flávia, no violino.
Também marcaram presença as representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, psicóloga e coordenadora das Políticas Públicas para Mulheres de Chapadão do Sul Katiusce Nogueira, divulgando a campanha “Agosto Lilás” – Chapadão do Sul contra a Violência, e a Sra. Ivânia Marisa Sebastiany, integrante do Setor de Habitação, a qual destacou a necessidade e a importância do cadastramento municipal/Estadual para serem contemplado em programas habitacionais quando forem disponibilizados no município.
O Projeto Vida de Marias já atendeu até este período, cerca de cinquenta mulheres as quais voltarão a se reunir nos “Encontrões : MARIAS – O Recomeço ” nos dias 30/10 e 27/11 neste CRAS, a fim de darem continuidade ao processo de sensibilização e conhecimentos adquiridos, fortalecendo assim os vínculos comunitários e institucionais, prevenindo novas situações de vulnerabilidades e possíveis violações de direitos, manutenção da qualidade de vida alcançada, empoderamento de suas funções protetivas individuais e familiares, dentre outros.
Destaca-se ainda, que este Projeto está participando de um concurso Estadual através da SEDHAST (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), o qual premiará BOAS PRÁTICAS realizadas nos CRAS de Mato Grosso do Sul, por meio do Serviço de Proteção Social Básica de Atendimento Integral à Família – PAIF. Com tanto sucesso, temos a certeza de que Chapadão do Sul se destacará mais uma vez com este Brilhante Projeto Vida de MARIAS.
Venha você também, mulher, participar do Projeto “Vida de MARIAS”, na unidade CRAS Cerrado, sito na rua P-8, nº 447 – Bairro Planalto, fones: 67 3562-3920 / 9.9987-7945. Equipe Técnica/PAIF: Psicóloga Ivanira Oliveira, Assistente Social Renata Gimenes e Cássia Garcia e Coordenadora Aline G. Shibayama.