O 9º Fetran, Festival Estudantil Temático de Trânsito, chega a Chapadão do Sul nesta semana, com apresentação de nove peças entre os dias 14 e 15 de junho, quinta e sexta-feira. O evento é realizado PRF, Polícia Rodoviária Federal, e conta com o apoio da Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Educação.
Com o tema “Transformando Atitudes para Salvar Vidas”, a abertura do evento inicia na quinta-feira, 14, às 19h, no Conviver e posteriormente iniciará as apresentações das escolas Cecilia Meireles e Carlos Drummond de Andrade. Já na sexta-feira, 15, acontecerá as apresentações das escolas: Ribeirão, Augusto Krug Netto, Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo.
O FETRAN TEATRO, é um projeto de educação para o trânsito, que utiliza as artes cênicas, para conscientizar a comunidade escolar, sobre a responsabilidade de todos na segurança do trânsito. Os espetáculos foram preparados pelos professores e alunos do ensino fundamental e médio.
O Fetran é divido em três categorias: Infantil, com estudantes do Ensino Fundamental I, e com idade a partir dos 7 anos; Infantojuvenil, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e Juvenil, com estudantes do Ensino Médio, incluso as modalidades EJA (Ensino de Jovens e Adultos) ou com idade a partir de 15 (quinze) anos.
Fetran
O Fetran – Festival Estudantil Temático de Trânsito – é um projeto nacional para a educação e conscientização do cidadão quanto às questões relacionadas ao trânsito. É um dos maiores projetos de educação para o trânsito do país e tem como principal objetivo inserir o tema na rotina escolar.
O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população, em especial, crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos e deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social, por meio das artes cênicas, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.
O projeto ainda proporciona a união e a amizade entre os alunos, além de descobrir futuros talentos sem perder o foco, que é conscientizar de uma maneira diferente e divertida