Como resposta ao cenário do mercado local, o Sebrae oferece soluções para o desenvolvimento sustentável dos municípios, como programa LIDER, Prêmio Prefeito Empreendedor e Cidade Empreendedora.
No Encontro de Prefeitos e o Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento, o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, assinou o contrato para o Programa Cidade Empreendedora, programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais. Acompanhando o prefeito estavam o secretário da SEDEMA, Felipe Batista, e o Agente de Desenvolvimento José Teixeira Junior.
O foco é melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral das MPEs sejam implantados no município.
O programa terá duração de vinte meses e será dividido em 8 (oito) eixos. Neste período o Sebrae colocará uma equipe de técnicos e de consultores para atuar junto aos gestores municipais e negócios locais. Os oitos eixos são:
Município em Números: As informações certas para a melhor decisão;
Plano de Desenvolvimento Econômico: Planejamento e Estratégia trilhando o Caminho do Desenvolvimento;
Desburocratização: Simplificar para atrair investimentos e ampliar as oportunidades;
Compras Públicas: Poder Público pronto para comprar. Pequenas empresas preparadas para vender;
Cultura Empreendedora e Inovação: Preparar Empreendedores é ensinar para a Vida;
Liderança Empreendedora: Ter uma equipe de Gestão preparada e conectada;
Sala do Empreendedor: Reconhecimento do apoio do município ao empreendedor;
Desenvolvimento Empresarial: Negócio preparados para competir.
Assim, nestes oito eixos estão traçadas mais de 70 estratégias, que servirão para o Desenvolvimento e Progresso de Chapadão do Sul, agregando o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade de Chapadão do Sul.