Os cursos e oficinas oferecidos nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS tem função de dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos, e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, observa-se que os participantes, sentem-se capazes de produzir algo, o que possibilita a descoberta de uma habilidade ou talento, Tais atividades potencializam a aquisição de autoestima.
Neste Intuito nessa semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS Parque União iniciou neste mês, oficina de Vagonite e Ponto Oitinho, com as mulheres referencias no território. Os encontros sempre às quartas-feiras, no horário das 13 às 17 horas, totalizando 36 horas/aulas, distribuídas em 9 encontro, com 21 participantes, tendo como instrutora é a artesã Maria Odete Cruz. No curso serão confeccionados panos de prato e tolhas de banho e rosto, guardanapos e similares.
A psicóloga do CRAS, Andreia Cecatto, fez a sua participação na oficina com uma dinâmica de apresentação para mostrar a importância da convivência, de forma descontraída, todas puderam dar a sua contribuição.
Dia do Trabalhador
O CRAS também realizou uma ação antecipando o dia do trabalhador com as famílias referenciada pelo CRAS, onde estiveram presentes a Srª Cláudia Aguiar, hoje responsável direta pelo Programa ASSESUAS TRABALHO – Programa Nacional de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho e a Srª Katiusce Nogueira, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Psicóloga e Responsável Técnica pelo atendimento às Vítimas de Violência Doméstica em Chapadão do Sul.
Numa Roda de Conversa foi abordado a importância dos Programas desenvolvidos no Município e da possibilidade de Orientação e Direcionamento para o Mercado de Trabalho, através, inclusive, da confecção de Currículos. Foi elaborado também com os ouvintes uma série de informações acerca dos Serviços oferecidos pelas Secretarias Municipais, como a SEDEMA, por exemplo, que com a Sala do Empreendedor, tem proporcionado aos Micro- Empreendedores Individuais a possibilidade de se qualificar e obter orientação para o início de um pequeno negócio, com suporte técnico adequado.
E, finalizando, foi abordado a preparação para o mundo do trabalho na adolescência, abordando a questão dos testes vocacionais, como uma forma de elaboração adequada da escolha profissional, a partir das aptidões individuais. Que é preciso atenção redobrada de pais e responsáveis nessa fase da adolescência, em que a escolha profissional acertada, garantirá uma vida profissional satisfatória e a tão sonhada realização profissional. Que a empregabilidade, deve ser buscada por todos e a volta aos estudos, no caso das pessoas que estejam há tempos fora do ambiente escolar, e que há muitos cursos que podem ser feitos, inclusive online