A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que encerra no dia 30 de abril o prazo da consulta pública para o Censo 2020. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a abertura da consulta pública possibilita que usuários e instituições realizem sugestões a fim de identificar lacunas na produção de dados e estabelecer as prioridades no uso das informações para a formulação de políticas públicas.
A CNM destaca que os usuários podem sugerir temas, variáveis ou mesmo classes de variáveis que acreditem ser fundamentais para compor o questionário do próximo Censo. A entidade explica ainda que essas sugestões serão objeto de avaliação da equipe do IBGE no que tange à pertinência e à possibilidade de incorporação para o próximo Censo ou para outros levantamentos estatísticos realizados pela instituição.
A recomendação da Confederação é que os gestores locais participem da consulta, uma vez que as ponderações dos representantes municipais permitem o levantamento, o registro e a análise de demandas que possam ser objeto de futuros estudos pelo Instituto.
O objetivo do IBGE é orientar a elaboração do Censo 2020, para que o recenseamento possa refletir as reivindicações da sociedade no acesso às informações necessárias ao conhecimento da realidade do Brasil.
A consulta pode ser respondida por representantes de órgãos governamentais, universidades e instituições de pesquisa, setores privados, representantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, prefeituras, cidadãos e demais organizações.