A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, tem dado tratamento diferenciado as micro e pequenas empresas locais, implantando diversas ações, para auxiliar e desburocratizar a vida dos pequenos negócios do município. Prova disso é o primeiro lugar conquistado recentemente no ranking de cidades empreendedoras no estado de Mato Grosso do Sul. O resultado foi divulgado pelo site de monitoramento da Lei Geral das MPES nos Municípios Brasileiros, coordenado pelo SEBRAE nacional, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
No início de 2018, Chapadão do Sul, teve 123 CNPJs cancelados por falta de cumprimento das regras estipuladas pela receita federal, passando de 1.100 para 977 empreendedores individuais ativos no município. Pensando nisso, uma das novas ações implantadas pela sala do empreendedor, é a criação da Pasta do Microempreendedor Individual, que começou a ser entregue nesta segunda feira (16), aos empreendedores locais.
Se trata de uma pasta arquivo, para que o empresário possa guardar os documentos da empresa, que contém informações importantes para o seu correto funcionamento e administração, evitando assim futuros problemas. Traz ainda as principais mudanças realizadas pela receita federal no MEI, que passaram a vigorar em janeiro de 2018, como tetos de faturamento, regras, benefícios, obrigações, informações sobre o INSS, relação de serviços prestados gratuitamente pela sala, além do registro de atividades do empreendedor. A pasta pode ser obtida na sala do empreendedor, e não tem custos ao empresário.
A Sala do Empreendedor está localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEMA, que está de endereço novo, se encontra na avenida onze, n° 1000, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3562-1821 ou ainda pelo e-mail saladoempreendedor@chapadaodosul.ms.gov.br