Foi realizado na última sexta-feira, 17, a Conferência Nacional Popular de Educação/Etapa MS, CONAPE, que contou com a participação de mais de 100 pessoas na etapa realizada em Chapadão do Sul, na Fachasul.
A CONAPE,é uma das reações das entidades de educação à portaria 577 do Ministério da Educação (MEC), editada em 27 de abril. Nela, o ministro Mendonça Filho (DEM-PE) altera a composição do Fórum Nacional de Educação (FNE), com a exclusão de representantes de diversas entidades do setor, além de fazer com que outras disputem uma vaga entre si. Também transferiu do FNE para a secretaria executiva da pasta a competência de realizar a Conferência Nacional de Educação (Conae) e acompanhar o cumprimento de suas deliberações.
A Conferência tem o objetivo de monitorar as metas e fazer análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do PNE, em especial, a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação.
Representando o Executivo Municipal estava o secretário de Educação, Guerino Perius, que parabenizou o movimento.
A Etapa de Chapadão do Sul compreendeu cinco municípios: Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas e Camapuã. Na ação, foram discutidos oito eixos e no final foram definidos os delegados desta região, que representam os municípios no encontro estadual que acontece nesta quarta-feira e quinta-feira, 22 e 23, em Campo Grande.
A CONAPE/MS é uma realização da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), do Fórum Nacional Popular de Educação, da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), das Universidades, das Secretarias Estadual e Municipal de Educação, entidades sindicais e movimentos sociais.