Com a chegada das festas, a Secretaria de Assistência Social, por intermédio da Coordenadoria Especial da Mulher, lança uma campanha de conscientização contra o assédio sexual, destacando a importância do respeito durante as interações sociais. A iniciativa visa educar e alertar a população sobre os comportamentos inadequados e a necessidade de consentimento nas relações interpessoais.
Sob o lema “Vai pra festa? Lembre-se! Não é não!”, a campanha enfatiza que, na hora da paquera, o respeito deve-se sempre prevalecer. O objetivo é garantir que as festas sejam ambientes seguros e livres de constrangimentos e contatos não desejados.
A Coordenadoria Especial da Mulher esclarece que assédio e importunação sexual não são questões de desejo, mas sim expressões de superioridade e poder, manifestadas por meio de intimidação, constrangimento ou ameaça. “Aquele beijo roubado, aquela mão boba por dentro da roupa, aquela “encoxada”, aquela conversa de cunho sexual e tudo que não foi consentido pela vítima é crime!”, destaca a campanha. “Elas merecem todo o seu respeito. Diga não ao assédio sexual!”
A Secretaria de Assistência Social reforça que é fundamental que todos os cidadãos compreendam a seriedade do assédio e importunação sexual e ajudem a criar um ambiente onde todas as pessoas, especialmente as mulheres, possam se divertir com segurança e dignidade.
O Prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, apoia a iniciativa e destaca a importância da conscientização contínua. “Queremos que nossas festas sejam espaços de muita alegria e respeito. O assédio não tem lugar em nossa sociedade. Precisamos todos nos unir para garantir que o respeito e a dignidade sejam valores centrais em todas as nossas interações”, afirmou.
A Coordenadoria Especial da Mulher está à disposição para oferecer apoio e orientação às vítimas de assédio e importunação sexual. A prefeitura também incentiva a denúncia de qualquer ato de assédio, para que medidas cabíveis possam ser tomadas.