Equipes de todos as ESF’s de Chapadão do Sul estiveram em diversos pontos da cidade para conscientizar a população sobre a prevenção à AID’s e desmistificar os preconceitos existentes contra os portadores desta doença. A ação ocorreu na última quarta-feira, 01 de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.
A ação abordou centenas de pessoas em diversos bairros da nossa cidade. Além da conscientização, também foram entregues kit’s com preservativos.
A AIDS é a sigla para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, doença resultante da infecção pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana), que destrói as células do sistema imunológico, enfraquecendo o organismo contra infecções e enfermidades.
A doença, cujos primeiros casos datam de meados da década de 70, nos Estados Unidos, representa um desafio para as autoridades de saúde, pois ainda não tem cura, e as taxas de transmissão estão crescendo, principalmente entre os jovens. No Brasil, estima-se que 830 mil pessoas estejam infectadas.
Segundo relatório das Nações Unidas, de 2006 a 2015 a taxa de detecção entre jovens brasileiros do sexo masculino, de 15 a 19 anos, subiu de 2,4 para 6,9 casos por 100 mil habitantes. Entre os de 20 a 24 anos, o índice é de 33,1 casos por 100 mil habitantes.
Previna-se
Embora existam tratamentos que ajudam a prolongar as vidas dos portadores de HIV, ainda não há cura para a doença. Portanto, previna-se! Use preservativos em todas as relações sexuais.