Setenta operários divididos em oito equipes começaram na
semana passada os trabalhos de recuperação e tapa-buracos da rodovia MS-306, em
um extensão de 219,5 quilômetros. A estrada, que inicia na divisa de Mato
Grosso do Sul com Mato Grosso e vai até a BR-158, em Cassilândia, passou a ser
administrada pelo Consórcio Way-306 em março deste ano.
As obras só tiveram início após a assinatura do Termo de
Arrolamento e Transferência de Bens. O documento, firmado dia 22, atestou a
atual situação da rodovia depois de vistorias no trecho. Com ele, o Governo do
Estado (Seinfra, Agesul e Agepan) passou oficialmente a gestão da MS-306 à
iniciativa privada.
Para o secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo
Riedel, o início da revitalização representa um grande marco na administração
pública por ser a primeira rodovia estadual concessionada.
“É o início concreto de mais um importante projeto de
modernização, avanço e desenvolvimento do Estado, que reforça o nosso potencial
de atração de investimentos e oportunidades de negócios. E este é um trabalho
contínuo. Continuaremos buscando parcerias que ajudem nosso Estado a se
desenvolver com celeridade e eficiência”, destacou Riedel, que também é
presidente do Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada (CGPPP).
Obras – Inicialmente, o Programa de Recuperação Emergencial
da MS-306, na fase de Trabalhos Iniciais,
vai minimizar os problemas existentes, que apresentem riscos iminentes
aos usuários, e melhorar as condições de tráfego, conforme explicou o gerente
de Operações e Conservação da Way-306, Marcelo Ceccarelli.
“Em várias frentes de trabalho, teremos três equipes de
conservação e cinco de manutenção a serviço da concessionária, mobilizando
diariamente cerca de 70 trabalhadores, máquinas (tratores e caminhões) e
equipamentos (roçadeiras) em operação de tapa-buracos e reparos localizados
para restauração preliminar do pavimento. Na conservação de rotina, o trabalho
envolve roçada manual e mecânica, poda e capina da vegetação na faixa de
domínio da rodovia; limpeza da pista e acostamentos com remoção de objetos,
ressolagem de pneus e animais mortos; desobstrução e limpeza do sistema de
drenagem, pontes e viadutos”, informou.
A recuperação e implantação de dispositivos de segurança e da sinalização da rodovia também fazem
parte dessa etapa. Com autorização da Agepan (Agência Estadual de Regulação de
Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), que regula e fiscaliza o contrato de
concessão, a Way-306 já implantou marcos quilométricos nos dois sentidos da
rodovia em toda a extensão do trecho sob concessão. O próximo passo será a implantação de placas
de sinalização vertical (regulamentação, advertência e indicação) e recuperação
das existentes, quando viável.
Simultaneamente às obras e serviços de recuperação
emergencial, a concessionária iniciará as obras das edificações operacionais
das três unidades de serviço de atendimento ao usuário/bases operacionais
(SAUs), dos postos de fiscalização da Polícia Militar Rodoviária – PMRv e da Agepan,
e das três praças de pedágio na rodovia, obras que estarão concluídas até o 12º
mês de concessão.
Investimentos – Durante os 30 anos do contrato de concessão,
a Way-306 investirá R$ 1,7 bilhão na MS-306. Serão R$ 932 milhões em obras de
melhoria e de infraestrutura, dos quais
R$ 600 milhões nos cinco primeiros anos, e R$ 843 milhões na prestação
de serviços de atendimento aos usuários e operação da rodovia. Somente no primeiro ano de concessão serão R$
110 milhões entre recuperação do pavimento, construção das edificações e sistemas.
*ms.gov.br