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Por conta das férias escolares e recesso no
trabalho, muitas famílias programam viagens para o período entre os meses de
janeiro e fevereiro. Se esse passeio vai ser feito de ônibus entre cidades de
Mato Grosso do Sul, é importante tomar uma série de cuidados para garantir uma
viagem tranquila e segura.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços
Públicos (Agepan), responsável por editar as normas e fiscalizar a prestação
dos serviços pelas empresas de linhas regulares e de fretamento, dá algumas
dicas aos passageiros. Fique atento.

Aquisição de
passagem

Só adquira o bilhete em pontos oficiais de venda e
só com empresas cadastradas. Para quem escolhe as grandes transportadoras, que
têm ponto de saída nos terminais, essa situação não costuma ser problema. Mas
muitos passageiros optam por viajar de vans e micro-ônibus. Isso pode ser
feito, desde que o transportador seja um dos autônomos autorizados pela Agepan.
Essas empresas também têm pontos de embarque e desembarque e horários
estabelecidos. Da mesma forma que nas empresas maiores, eles precisam emitir um
bilhete, e estar com o cadastro e vistoria do veículo em dia.

Gratuidades

Empresas e transportadores autônomos têm que
oferecer as gratuidades garantidas na legislação: Nos ônibus, 2 poltronas
grátis para idoso; 2 poltronas grátis para pessoa com deficiência; e 2
poltronas com 50% de desconto para idosos, caso as vagas gratuitas já estejam
ocupadas. Nos micro-ônibus, 1 poltrona grátis e 1 com 50% de desconto para
idoso e 1 poltrona grátis para pessoa com deficiência.

Clandestinos

Nunca viaje com um transportador clandestino. O
passageiro pode pedir ao motorista para verificar os documentos que atestam que
ele é um autônomo cadastrado e regularizado. Caso contrário, a viagem não tem
qualquer garantia, além de ser um risco para a segurança.

Cinto de segurança

Antes da partida é obrigatório afivelar o cinto de
segurança. O equipamento é uma garantia de viagem segura não apenas para o
próprio usuário quanto para os demais passageiros.

Muitos viajantes não têm no transporte público o
mesmo cuidado que têm nas viagens de automóvel. Mas o risco de ferimentos ou
até de morte em acidente com vans e ônibus é o mesmo que nos carros de passeio.
O veículo tem que estar com o cinto em boas condições e visivelmente colocado
sobre a poltrona. Além disso, a Agepan determinou que o motorista ou outro
representante da empresa faça uma orientação verbal antes da saída, lembrando
os passageiros de utilizarem o equipamento.

Quem utiliza o cinto de segurança tem até sete
vezes mais chances de escapar vivo em um acidente.

Lotação

Apenas em viagens com característica urbana, que
utilizam ônibus modelo urbano (como Ladário/Corumbá, Jardim/Guia Lopes da
Laguna, ou Aquidauana/Anastácio) é permitido que passageiros sejam
transportados em pé. Nas linhas com distância maior, todos devem estar
sentados. Se uma empresa vender passagem acima da capacidade e sugerir que o
passageiro vá em pé em determinado trecho, ele não deve aceitar.
Irregularidades como essa ou outras constatadas pelos viajantes devem ser
denunciadas.  

Busca

No site da Agência, o sistema Pesquisa de Viagem
informa todas as empresas que fazem uma determinada linha, com horários e
tarifas. Basta escolher a origem e o destino para ver as opções.

Turismo

Para viajar com uma empresa de fretamento
turístico, o passageiro também conta com transportadores credenciados pela
Agepan. Nesse caso, a empresa não pode vender bilhete avulso, porque o serviço
é um pacote fechado para um grupo. Para confirmar se a empresa está regular,
basta exigir que o transportador apresente a Licença de Viagem
Eventual/Turística. No site da Agência, é possível encontrar a lista completa
das empresas de fretamento.

Reclamações,
informações, sugestões

A Agepan dispõe de uma Ouvidoria, para prestar
informações, tirar dúvidas e receber reclamações dos usuários. Em caso de
qualquer problema, o passageiro pode fazer o registro diretamente no sistema
eletrônico e-Ouvidoria. Pode também ligar gratuitamente para o telefone 0800
600 0506, ou entrar em contato pelo e-mail ouvidoria@agepan.ms.gov.br.

*ms.gov.br

Horário de Expediente – Segunda a Sexta-feira – 07 às 11h e das 13 às 17h AVENIDA ONZE, 1045 - CENTRO | CEP 79.560-000 | CHAPADÃO DO SUL - MS