Na última quinta-feira, 25, reuniram-se no Espaço Salvação (Igreja IPI) representantes governamentais, não governamentais, adolescentes e sociedade civil em geral para discutir o tema Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, a fim de, elaborar propostas de implementação de políticas públicas direcionadas à garantia de direitos de crianças e adolescentes.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito municipal João Carlos Krug, a vereadora Aline Tontini (representando o presidente da Câmara), a Assistente Social Diva Maria de Souza (representando a promotora Fernanda Proença Azambuja), a secretaria de assistência social Maria das Dores Zocal Krug e a presidente do CMDCA Valéria Lopes dos Santos.
Para abrilhantar o cerimonial de abertura, o grupo de adolescentes 3.0 (IPI) conduziu a apresentação cultural de com o ritmo do k-pop (street dance).
O evento contou com a participação da professora Estela Marcia Rondura Scandola a qual conduziu, de forma brilhante, a palestra magna. Antes, o coordenador do Conselho Tutelar Fábio Cecatto apresentou os dados de atendimentos do referido órgão no período de 2017 até final do primeiro semestre de 2018. Tais discussões foram fundamentais para refletir sobre a situação atual do município quanto a proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.
Logo após o almoço os participantes se dividiram entre os eixos temáticos relacionados abaixo conduzidos pelas respectivas facilitadoras que fomentaram as discussões e elaboração de propostas.
Eixo I – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social
Facilitadora: Fabiola Sampaio de Oliveira Córdova
Eixo II – Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes
Facilitadores: Katiusce Martins Nogueira
Eixo III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes
Facilitadores: Kamilla Galvão Barreto Ferreira
Eixo IV – Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes
Facilitadores: Claudia Silva de Aguiar
Eixo V – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
Facilitadores: Elizabete Maria de Paiva
Antes de retomar os trabalhos contamos com as apresentações culturais promovida pelas crianças e adolescentes do Centro Socioeducativo Nossa Senhora das Graças, que trouxe para o palco do evento apresentações instrumentais e dança.
Na plenária final foram aprovadas no total 21 propostas divididas entre municipal e estadual. De modo geral, podemos dizer que alcançamos o nosso objetivo central que foi reunir aqueles que estão diretamente ligados aos serviços ofertados à criança e ao adolescente no município para problematizar o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências” e propor sugestões de melhoria.