A Secretaria Municipal de Educação oferece o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em todas as Escolas do Município, ou seja: Municipais, Estaduais e Particulares.
É um projeto onde os Policiais Militares, fardados e devidamente treinados e com material (Livro do Estudante, camiseta e diploma), desenvolvem um curso de prevenção de 12 encontros, nas salas de aula e contam com três Currículos:
a) PROERD para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
b) PROERD para 5º ano do Ensino Fundamental;
c) PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa é desenvolvido com a parceria Escola, Polícia Militar e Família, onde professores, alunos, policiais e pais interagem, pedagogicamente, no processo ensino aprendizagem, buscando, um trabalho extracurricular, a formatação de uma rede protetiva, que viabilize a potencialização de grupos sociais sadios, visando a perspectiva de um amanhã digno de ser vivido.
Diante o aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias.
Os principais temas desenvolvidos nas escolas pelo Policial Militar e Pedagogo Jefferson Bedatty, mostram a real situação, introduzindo uma reflexão profunda, com informações sobre drogas para tomada de decisão responsável. Mostra de maneira pedagógica e transparente, os riscos e consequências, a pressão dos colegas, lidando com situações de tensão, bases de comunicação, comunicação não verbal e escuta ativa, Bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda dos outros.
O PROERD não foi implantado para ser mais uma campanha de prevenção ao uso de drogas, mas sim, para preencher um hiato que é atribuído a Polícia Militar pelas Constituições Federal, Estadual e Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolvendo atitudes voltadas a resistir a pressão da oferta de drogas e uso da violência.
Para o secretário Guerino Perius, o principal objetivo é desenvolver nas crianças, jovens e adolescentes, habilidades para se manterem afastadas das drogas lícitas e ilícitas. Trata-se de uma vacina no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que aprendam a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões dos companheiros, elevando sua autoestima, e ainda solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa.