O projeto PANC’s, Plantas Alimentícias Não Convencionais, foi realizado entre os dias 15 e 17 de agosto no CRAS Parque União, com a participação da engenheira Florestal e professora Debora Nava Soratto acompanhada pelos seus alunos: José Vitor Botter Fsoli, Alexssandra Nogera M. Silva, Hilária Andrade V. Meireles, Krisnna Souza Alves, que aplicaram o Projeto de Extensão PANCs, com as mulheres de trabalhos manuais e com as famílias do acompanhamento PAIF.
Todas as participantes amaram o projeto e conheceram de forma descontraída varias plantas alimentícias.
No final dos encontros os alunos da faculdade fizeram exposição das plantas alimentícias e foi entregue para cada mulher um caderno de receita com utilização de plantas alimentícias: Ora-pro-nóbis; Vinagreira; Murici; Lobeira; Feijão Guandu; Farofa de feijão guandu; Batata-doce; Ipê amarelo; Canapum e Peixinho.
PANCs
O termo PANCs é definido pelo conjunto de plantas alimentícias não convencionais, foi criado em 2008 pelo biólogo e Professor Valdely F. Kinupp e refere-se a todas as plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas que não estão incluídas em nosso cardápio cotidiano ou não vistas como indesejáveis para o campo, pois devido a sua rusticidade, propagam-se rapidamente e em condições consideradas praticamente inertes e outras plantas, podendo ser sementes, castanhas, raízes, folhas e frutos que não sejam convencionais.