Em uma parceria de sucesso, que vem colhendo bons frutos há vários anos, as Secretarias de Assistência Social e Saúde iniciaram no último dia 1º, o grupo de Gestantes 2018, em evento no Centro de Convivência da Melhor Idade.
O grupo tem por objetivo orientar as futuras mamães sobre os diversos aspectos da gravidez: a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes.
Os encontros serão realizados semanalmente nas dependências das unidades do CRAS, com a participação de diversos profissionais da Saúde e Assistência Social.
A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, por gestores e pelo governo.
O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais envolvidos.