A prefeitura municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da 2ª vítima de Dengue, ocorrido no dia 27/05/2024 no Hospital Regional de Campo Grande/MS.
Chapadão do Sul ultrapassa mil casos de dengue confirmados até a semana epidemiológica 22 de 2024, e registra o 2º óbito pelo agravo. Trata-se de um jovem, 38 anos, portador de Hipertensão Arterial e Esplenectomia em 2018. Paciente estava sendo acompanhado pela Rede de Atenção à Saúde, evoluiu com piora do quadro clínico, foi encaminhado para Hospital Regional em Campo Grande, onde ficou internado por 4 dias, não resistindo e vindo a falecer na data de ontem, 27.
A primeira morte em decorrência da dengue aconteceu em fevereiro e acometeu um paciente de 81 anos.
A vacina não está disponível para toda população, portanto a indicação principal é a prevenção coletiva, o cuidado com a casa, evitar água parada, que pode potencialmente ter foco do mosquito, mas também o cuidado individual, com o uso de repelente.
A vacina está disponível para as crianças de 10 a 14 anos, e infelizmente em nosso município a adesão a vacinação contra Dengue está muito baixa, estando em 23,22%, ou seja, de 2.334 adolescentes que deveriam ser imunizados, apenas 542 receberam a 1ª dose da vacina.
A vacina é segura, e está no mercado desde de julho de 2023, onde estava sendo comercializada em consultórios particulares, orientamos aos pais que procurem a unidade de saúde e vacinem seu filho o quanto antes, além de redobrar os cuidados para evitar que o mosquito prolifere.
Neste momento de dor, a administração municipal e secretaria municipal de saúde se solidariza com os familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências.