image

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), promoveu, com o apoio do SEBRAE, capacitação exclusiva à equipe do Hospital Municipal de Chapadão do Sul abordando iniciativas para redução de perdas durante o exercício de suas atividades.

Durante a capacitação foram elaboradas estratégias para o enfrentamento do desperdício e apresentação de formas para melhor uso dos recursos disponíveis no Hospital Municipal. A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE e engenheiro ambiental Felipe Ramos que considerou a experiência de grande produtividade: “Através desta capacitação pretendemos introduzir ao público-alvo melhores formas de gerir seus recursos. Através de pequenas medidas pode-se garantir maior economia aos cofres públicos e funcionalidade dos serviços”.

Dentre as ações apresentadas, foram sugeridas instalações de sensores de iluminação por presença, redutores de vazão nas pias e até mesmo mecanismos para redução dos resíduos gerados no hospital. Salienta-se que, atualmente, todo o resíduo sólido gerado no Hospital Municipal de Chapadão do Sul é armazenado e destinado de forma ambientalmente correta. Além disso, muitas outras medidas para redução de custos já estão sendo implantadas, tal como a instalação de um lava-louça, que não apenas diminuirá exponencialmente a geração de resíduos sólidos (embalagens de marmita de isopor, por exemplo), mas também aumentará a economia de água, uma vez que o uso deste aparelho pode acarretar numa economia anual de até 92% no consumo de água.

Por fim, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, João Antônio da Silva Pereira reforça que “é um compromisso da SEDEMA atuar cada vez mais na sustentabilidade do nosso Município. A ideia é promover ainda mais capacitações sobre o tema, tendo o intuito de orientar os mais específicos públicos quanto a importância do gerenciamento de resíduos sólidos e outros recursos naturais”.

Para maiores informações sobre gerenciamento de resíduos sólidos, entre em contato com a SEDEMA através do telefone (67) 3562-5678.

Horário de Expediente – Segunda a Sexta-feira – 07 às 11h e das 13 às 17h AVENIDA ONZE, 1045 - CENTRO | CEP 79.560-000 | CHAPADÃO DO SUL - MS