A equipe da SEMEC e das escolas Municipais de Chapadão do Sul iniciaram suas atividades de Justiça Restaurativa nas Escolas sensibilizando os servidores públicos da Educação sobre a importância desse projeto e possibilitando a eles uma experiência prática sobre o que é chamado de Círculo de Construção de Paz, uma das ações da Justiça Restaurativa.
A ação junto aos funcionários iniciou na última sexta-feira, 26, no momento que também estava ocorrendo os Conselhos de Classe Escolar, planejando também para que em breve seja realizado experiências de Círculos de Construção de Paz também com os professores para que estes conheçam as novas iniciativas da rede de Educação para melhorar a qualidade da convivência entre alunos, professores e demais funcionários.
A Justiça Restaurativa na Escola se insere no contexto da educação positiva onde medidas punitivas são evitadas para se construir formas de educar voltados para os valores e para a inteligência emocional dentro dos relacionamentos com seus pares e com seus superiores. É uma medida voltada para a mediação de diálogos mais eficientes e que podem ser praticadas entre alunos, funcionários até mesmo entre as famílias.
Essa prática ocorrerá de duas formas: a primeira serão os Círculos de Construção de Paz que visarão a construção de valores e consideração positiva de forma preventiva buscando impedir que incidências indesejadas ocorram na escola; a segunda será o Círculo Restaurativo (a Justiça Restaurativa propriamente dita) e visa uma atuação junto aos alunos depois que o dano foi causado. Esta última modalidade tem como objetivo possibilitar que quem sofreu o dano tenha voz e possa dizer do que ele precisa para ficar bem no convício escolar de forma que o evento não venha a se repetir, enquanto, aqueles que causaram o dano tenham a possibilidade de se reestabelecerem no convívio escolar de forma saudável e construtiva.