A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da SEDEMA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), em parceria com o SEBRAE – MS, concluiu o Rota Rural no Assentamento Aroeira. Entre os dias 19 a 21 de março, foram promovidas as qualificações em Agro Horti e Queijaria com o objetivo de impulsionar as novas oportunidades de negócios no campo, oferecendo 15 vagas para cada curso.

Confira como foi a programação de cada curso:
Curso de Queijaria: Aumente seus lucros com leite, aprendendo a produzir queijos artesanais de qualidade. Temas Abordados:

• Produção e boas práticas na fabricação dos queijos, incluindo ricota, parmesão, mussarela, provolone, minas frescal e coalho.
  • Embalagem, conservação e criação de identidade e rótulo para o produto.
  • Processo para obtenção do SIM – Selo de Inspeção Municipal.

Agro Horti: Aumente seus lucros com hortaliças, geleias, doces e conservas, agregando valor aos seus produtos. Temas Abordados:

• Boas práticas na colheita, pós-colheita, fabricação e segurança alimentar.
  • Elaboração de geleias, compotas, doces em barra, pasta, molho de tomate, sal de ervas, entre outros.
  • Embalagem, conservação e criação de identidade e rótulo para o produto.
  • Orientações sobre regularização dos produtos e canais de comercialização.

Este evento foi uma forma dos agricultores familiares enxergarem oportunidades de geração de renda com suprimentos que muitas das vezes já estão disponíveis em suas propriedades. Além disso, os agricultores locais puderam aprender novas técnicas, para melhoria das produções já existentes, preparando-os para um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A Prefeitura Municipal parabeniza a todos os agricultores familiares do Assentamento Aroeira por aproveitarem mais uma oportunidade de se capacitarem, e que, está a disposição dos agricultores no que for necessário no que diz respeito ao Programa Direto do Campo e de futuras capacitações.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3562-5672 ou pelo WhatsApp: https://wa.me/5567996183431 . A SEDEMA está localizada na Av. Onze, n° 1045, no centro, no Paço Municipal.

“Chapadão do Sul Maior e Melhor, 36 anos de desenvolvimento.”